quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Me and Mrs Creative Commons

A Creative Commons é uma licença que garante os direitos autorais de quem publica uma obra, mas sem apelar pra exploração de ninguém, baseando-se na livre troca de informações.
Na prática, aquilo que vc produz é seu por direito, e deve ser sempre referenciado quando for utilizado. Mas ninguém tem porquê pagar mundos e fundos para poder ter acesso a este material, que é basicamente o que acontece hoje. É bastante difundida na internet, garantindo o prestígio de quem fez e permitindo que todos usem, reproduzam e multipliquem.
A NAU é uma Revista Eletrônica sobre a Residência Socialt, uma atividade do Mestrado Profissional realizada no âmbito da Gestão Social, um setor da Administração- que por acaso é onde estagio. Lançamos a revista na semana passada, com um artigo meu publicado (!), e ela apresenta bastantes soluções práticas sobre esse universo.
Pra começar, o fato de ser eletrônica representa uma enorme economia na sua produção. Permite também uma amplitude maior da informação veiculada. Ao invés de depender de ser encontrada por um curioso numa prateleira de uma biblioteca específica, gente do mundo inteiro pode encontrá-la num site de busca, desde que esteja procurando por temas afins.
A licença Creative Commons permite que quem quiser usá-la tem livre direito para isso, desde que respeite o direito de referenciar as pessoas que escreveram nela. Quem escreveu não ganha nada por isso, mas ajuda a disseminar o conhecimento por aí. E há de se convir: quase ninguém hoje no Brasil ganha nada com direitos autorais de escrita. O melhor mesmo é fazer a coisa circular e pensar na potencialização disso no cultivo do saber.
Para os interessados na área de Gestão Social, ou pra quem quiser dar uma olhada no que escrevi, ou por qualquer outro motivo, o link abaixo:

http://www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/rs

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial