quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mapas das desigualdades digitais no Brasil

Os Mapas das desigualdades digitais no Brasil é um documento que se propõe a compilar informações a respeito, de como o próprio nome diz, das questões de desigualdade (focando na questão do acesso digital) do nosso país.
A grande questão é que, como se pode imaginar, as informações trazidas não são grandes novidades sobre o que já se sabe: a esmagadora maioria que não está incluída no mundo virtual é a de indivíduos oriudos de classes econômicas menos favorecidas, maciçamente descendentes da etnia negra, e provenientes de regiões pouco desenvolvidas do país. Ou seja, as epssoas que tem menos acesso à rede são pobres, pretas e nordestinas. Uma pena que o dado se faça jus ao preconceito histórico que há anos vem segregando hipocritamente as camadas sociais do pais.
Separado por uma série de índices e marcadores que demonstram seriedade na metodificação dos dados, o documento apresenta importantes dados, separando regiões e estados, classes econômicas, etc, o que a concatenar noções e permite se fazer pensar sobre essas condições sociais que assolam o nosso país, pensando numa maneira de reverter esse quadro e tornar a situação mais amena e inclusiva para todos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial