segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Software Livre

Causa estranhamento ouvir falar nisso... pelo menos causou em mim, que parto do pressuposto de que na internet, é tudo livre!
Acontece que a coisa não é bem assim. Devemos sempre lembrar todos de que tudo isso aqui que usamos no ambiente virutal é pago. E muuuito caro.
O que acontece é que acontece jutamente o contrário: o ser humano, com seu instinto sabotador logo cedo arranjou meios de fazer com que essa espécie de feira cibernética se quebrasse, dando espaço à pirataria. Pirataria livre, leve e solta, todo mundo usando tudo da forma que se pudesse, do jeito que se pudesse.
Claro que as coisas viriam a ser dificultadas, vírus surgiriam, as regras de segurança das licenças aumentariam... e é aí que o bicho come, afinal ilegalidade é ilegalidade!
É nesse contexto de liberação que surge a filosofia do Software livre. Uma oportunidade de liberar a rede pra todo mundo, sem cobranças excessivas. Nele, não existe essa história de uso indevido: é de graça, é acessível e traz uma infinidade de benefícios no seu uso.
Já existem questões de governo que discutem a propagação da prática no Brasil, aumentando o número de usuários, fazendo desenrolar uma grande rede de gente envolvida com a tecnologia. E como se suspeita, é bem do que precisamos hoje! Gente conectada, envolvida, internética.
"Software livre é uma questão de liberdade e não de preço (...) a liberdade de executar o programa para qualquer propósito"
O mais interessante é que se prega o livre uso, seja para qual for o itneresse do usuário, contrariando as lendas antigas e chateadas que a gente só deve usar as coisas pra fins sérios e de trabalho. A liberdade está contida ainda na configuração do programa, havendo uma abertura para que o material seja moldado, atendendo às necessidades do usuário para qualquer que seja a sua atividade, aperfeiçoando-o.
Para sanar dúvidas, aguçar a curiosidade e saber mais, acessa aí a cartilha do Software Livre. Não se preocupe! Esse download é totalmente legal, pirataria permitda. E logo no começo do material, eles informam que o próprio documento foi escrito e editado com os próprios programas do Software... metalinguagem pura!


Download no 4shared: http://www.4shared.com/document/oAjlLQ-J/ImpressaoDaCartilhaA4.html

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

voltou a postar? parabéns, muito bom! vou conferir o material!

Meire Bastos

30 de agosto de 2010 às 16:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial